domingo, 23 de janeiro de 2011

PÉS DOS IDOSOS PARTE I

Os nossos pés são considerados o nosso alicerce, a base responsável pela locomoção, apoio, sustentação. Assim, como todo o corpo, os pés sofrem alterações no decorrer da vida, quando nascemos ele está em perfeita condições, mas com o tempo, e muitas vezes a falta de atenção para os cuidados necessários com os pés, complicações podem aparecer. Desta forma, coloco algumas patologias que acometem aos idosos.

Onicogrifose:

Esta afecção é uma distrofia adquirida, causando um espessamento da unha, podendo acometer uma ou mais unhas, formando um aspecto em garra. Os fatores que causam podem ser vários, tais como: infecções, falta de irrigação sanguínea, hereditário, nascença (problema na matriz da unha), pouca ingestão de nutrientes, diabetes, lesões, ou micose de unhas. O tratamento deve ser realizado por um podólogo, pois possui instrumentos e conhecimentos técnicos para o corte adequado das unhas.

Onicomicose:

É uma afecção causada por fungos, que muitas vezes está associado a baixa imunidade, traumas, descolamento da unha, contato com ambiente contaminado. O tratamento consiste em um trabalho associado entre médico dermatologista e podólogo, onde o primeiro administra o medicamento e o podólogo a higienização, sendo os dois de suma importância para o êxito no tratamento.

Verrugas plantares:

Este, também, nos idosos podem estar associado a baixa imunidade, e por se tratar de um vírus, requer uma atenção maior quanto a alimentação, a parte emocional. Esta baixa imunidade também pode ser causada quando o paciente se encontra em tratamentos médicos, como quimioterapia, radioterapia ou medicamentos imunossupressores. O tratamento consiste em cauterização com método conhecido como crioterapia por um podólogo ou dermatologista.

Anidrose:

Significa a ausência de suor, onde a pele fica muito seca, devendo o paciente utilizar cremes específicos para os pés com intuito de hidratar.

Bromidrose:

Popularmente conhecido com “chulé”, geralmente está associado a má higienização, e uso de calçados e meias em dias consecutivos, ou seja, deve-se alternar o uso de calcados, e as meias, devem ser lavadas todas as vezes que utilizada. O mau cheiro se dá pela putrefação das bactérias que se formam na pele dos pés e calçados. O paciente, além da higienização, deve fazer uso de desodorantes pédicos.
Existem doenças que contribuem muito para o aparecimento desses problemas pédicos, a saber, a diabetes e hipertensão, onde a primeira pode trazer conseqüências muitas vezes irreversível, como o caso de uma amputação de membros inferiores, isso geralmente causado pela má circulação, neuropatias periféricas, e com isso uma difícil cicatrização. A segunda acomete a circulação sanguínea, inchaço dos pés, e aparecimentos de varizes. É muito importante que o paciente, tenha um controle destas doenças, para se evitar tais complicações.
Busque periodicamente um auxilio com podólogo, a saúde dos pés também dará ao idoso uma melhor qualidade de vida.

CUIDEMOS DESSES PÉS COM CARINHOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário