domingo, 23 de janeiro de 2011

PÉS DOS IDOSOS PARTE I

Os nossos pés são considerados o nosso alicerce, a base responsável pela locomoção, apoio, sustentação. Assim, como todo o corpo, os pés sofrem alterações no decorrer da vida, quando nascemos ele está em perfeita condições, mas com o tempo, e muitas vezes a falta de atenção para os cuidados necessários com os pés, complicações podem aparecer. Desta forma, coloco algumas patologias que acometem aos idosos.

Onicogrifose:

Esta afecção é uma distrofia adquirida, causando um espessamento da unha, podendo acometer uma ou mais unhas, formando um aspecto em garra. Os fatores que causam podem ser vários, tais como: infecções, falta de irrigação sanguínea, hereditário, nascença (problema na matriz da unha), pouca ingestão de nutrientes, diabetes, lesões, ou micose de unhas. O tratamento deve ser realizado por um podólogo, pois possui instrumentos e conhecimentos técnicos para o corte adequado das unhas.

Onicomicose:

É uma afecção causada por fungos, que muitas vezes está associado a baixa imunidade, traumas, descolamento da unha, contato com ambiente contaminado. O tratamento consiste em um trabalho associado entre médico dermatologista e podólogo, onde o primeiro administra o medicamento e o podólogo a higienização, sendo os dois de suma importância para o êxito no tratamento.

Verrugas plantares:

Este, também, nos idosos podem estar associado a baixa imunidade, e por se tratar de um vírus, requer uma atenção maior quanto a alimentação, a parte emocional. Esta baixa imunidade também pode ser causada quando o paciente se encontra em tratamentos médicos, como quimioterapia, radioterapia ou medicamentos imunossupressores. O tratamento consiste em cauterização com método conhecido como crioterapia por um podólogo ou dermatologista.

Anidrose:

Significa a ausência de suor, onde a pele fica muito seca, devendo o paciente utilizar cremes específicos para os pés com intuito de hidratar.

Bromidrose:

Popularmente conhecido com “chulé”, geralmente está associado a má higienização, e uso de calçados e meias em dias consecutivos, ou seja, deve-se alternar o uso de calcados, e as meias, devem ser lavadas todas as vezes que utilizada. O mau cheiro se dá pela putrefação das bactérias que se formam na pele dos pés e calçados. O paciente, além da higienização, deve fazer uso de desodorantes pédicos.
Existem doenças que contribuem muito para o aparecimento desses problemas pédicos, a saber, a diabetes e hipertensão, onde a primeira pode trazer conseqüências muitas vezes irreversível, como o caso de uma amputação de membros inferiores, isso geralmente causado pela má circulação, neuropatias periféricas, e com isso uma difícil cicatrização. A segunda acomete a circulação sanguínea, inchaço dos pés, e aparecimentos de varizes. É muito importante que o paciente, tenha um controle destas doenças, para se evitar tais complicações.
Busque periodicamente um auxilio com podólogo, a saúde dos pés também dará ao idoso uma melhor qualidade de vida.

CUIDEMOS DESSES PÉS COM CARINHOS.

domingo, 16 de janeiro de 2011

frieira o que é?


FRIEIRA OU PÉ DE ATLETA.


Quem de nós nunca teve um problema nos pés? Difícil de encontrar alguém que não tenha sofrido pelo menos em uma ocasião com a incidência das famosas frieiras ou pé de atleta, pois esta é mais comum das infecções que a pele pode sofrer e que é causada por fungos e que se caracteriza por uma intensa vermelhidão no local afetado além de rachaduras sendo que os dedos dos pés são locais normalmente mais atacados sendo eu dá muita coceira e ardor nos locais afetados.
Frieira ou Pé de Atleta
Frieira ou Pé de Atleta
A frieira ou pé de atleta é causado pelo fungo Tricophyton que apesar de dar preferência aos pés pode surgir na pele em qualquer local de nosso corpo causando manchas vermelhas acompanhadas de intensa coceira. As manchas em geral são arredondadas e apresentam escamação sendo que apesar de ser umadoença que afeta as mulheres, tem maior incidência nos homens além de ser bem mais comum nos climas quentes e úmidos do que nos climas frios.
Micose
Micose
Essas frieiras ou pé de atleta podem ocorrer no couro cabeludo e quando isso acontece pode acontecer de ter queda de cabelos com manchas que descamam. Outro lugar comum de aparecer frieira é na virilha e aí tem a denominação de coceira de jóquei e além de coceira causa inchaço. Nos casos mais sérios pode escorrer um líquido em local onde se formam rachaduras e então a pele fica mais sensível e dolorida no local causando um grande incomodo com mal-estar, ardência e mesmo dor em casos onde demora mais a sarar. Um tratamento se faz necessário de imediato, pois não esqueça  que uma infecção secundária causada por bactérias pode tornar o quadro bastante complicado exigindo cuidadosredobrados. A frieira ou pé de atleta é facilmente transmitido de maneira direta pelo toque ou até mesmo pelo contato indireto em banheiros, praias, piscinas ou qualquer outro lugar que tenha contato com a bactéria, como alertado pelos agentes de saúde.
Tratamento Frieiras
Tratamento Frieiras
Para evitar a frieira ou pé de atleta basta alguns cuidados básicos com seus pés como é o caso de secar bem entre os dedos, se possível até com secador, se preciso colocar algodão entre os dedos, trocar seguidamente de meias ventilando os pés nessas ocasiões, não usar meias de material sintético, procurar usar tênis não muito vedado ou justo, fazer uso de chinelos sempre que usar banheiros ou sair de piscinas. Você deve ainda ter o cuidado de observar suas unhas dos pés e caso elas pareçam esbranquiçadas procure um médico, pois este é um sintoma de que ela foi atacada por bactéria e assim precisa de tratamento. Não use medicamento ou qualquer talco sem a indicação de profissional, pois corre o risco de piorar o problema. Muitas pessoas têm frieira ou pé de atleta nas mãos e é terrível, pois não há como evitar molhar o local e não há receitas mágicas que possam curar somente os cuidados resolvem. Portanto, tendo algum desses sintomas, procure algum profissional na área de saúde.

CAUSAS:

1. O surgimento da frieira é causado por atrito, umidade nos pés, excessivo suor e falta de asseio. Geralmente, a contaminação ocorre em lugares públicos que tenham pisos úmidos - piscinas, vestiários, saunas - e pelo uso comum de toalhas e roupas de pessoas já infectadas. 

Sintomas 

1. Os sintomas dessa infecção são: irritação no espaço entre os dedos, que se torna avermelhado e dolorido, rachaduras na pele e, eventualmente, pequenas bolhas que provocam muita coceira.

Tratamento 

1. Não coce as rachaduras ou as bolhas causadas pela frieira, pois você estará piorando ainda mais a irritação. Passe um talco e a coceira irá melhorar. 

2. Se houver formação de pus, febre local ou inchaço nos pés, procure orientação médica. 

Prevenção 

1. Prefira meias de algodão às de nailon. O algodão permite uma maior evaporação do suor. 

2. Evite o contato direto dos pés com o chão molhado quando estiver em chuveiros de uso público, vestiários e áreas de piscinas. Use chinelos de borracha. 

3. Após o banho, enxugue muito bem os espaços entre os dedos e, em seguida, use um talco antisséptico.

4. Prefira usar sandálias ou sapatos abertos para permitir um melhor arejamento dos pés. Em tempos de calor, sempre que possível, use sandálias, chinelos ou sapatos leves. Use calçados de couro e tecido ao invés dos calçados de plástico.

5. Em épocas de altas temperaturas, coloque talco antifúngico dentro de seus calçados.

6. Sapatos úmidos devem ser colocados no sol, a fim de matar os fungos que se proliferam em ambientes úmidos.





O QUE NOS PODOLOGOS ORIENTAMOS A USAR;



  • O OLEO DE MELALEUCA
Antisséptico natural

Não-irritante e atóxico

Germicida, bacteriostático e fungistático


ÓLEO DE MELALEUCA (Tea Tree Oil) é um potente agente anti-séptico natural, não tóxico e não
irritante para os tecidos, que tem sido largamente testado clinica e laboratorialmente.





Origem e História

Da Melaleuca é extraido o óleo aromático com propriedades anti-sépticas, que é usado para desinfecções e pequenas curas.
Devido às suas qualidades curativas, o óleo de Melaleuca (Tea tree oil) é usado por aborígenes da Austrália há milhares de anos. No uso tradicional as folhas da Melaleuca eram esmagadas com lama, resultando em uma pasta que é aplicada no tratamento de cortes e infecções da pele.
Existem relatos de histórias sobre uma lagoa mágica com poderes medicinais, onde aborígenes se banhavam para curar feridas e afecções. Este local, na verdade, tratava-se apenas de um alagadiço onde caíam as folhas de Melaleuca, possibilitando banhos com suas propriedades medicinais.[2]
Embora o óleo de melaleuca seja utilizado por povos da Oceania desde tempos remotos, o uso só foi registrado oficialmente na década de 1920, quanto as análises efetuadas conprovaram a sua eficácia.
Durante a Segunda Guerra Mundial, os soldados australianos usavam-no como desinfetante de ferimentos provocados no front.

PLANTA DO MELALEUCA
O tratamento de micose de unha com óleo de melaleuca, conciliado a uma limpeza e remoção da parte contaminada, limpeza esta feita periodicamente por um podólogo, garante o sucesso na cura da doença.


sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Erisipela
O que é?
Infecção bacteriana da pele que atinge sua porção mais profunda (derme profunda e tecido gorduroso). É causada pela bactéria estreptococos.
Manifestações clínicas
Caracteriza-se por vemelhidão, dor e edema (inchaço) da região afetada. A progressão é rápida, podendo atingir áreas extensas em pouco tempo. A pele se apresenta lisa, avermelhada e quente e, em alguns casos, pode haver a formação de bolhas (erisipela bolhosa) ou feridas. Acompanha-se de febre e mal estar geral e habitualmente ocorre o aumento dos gânglios regionais ("ínguas").
A "porta de entrada" da bactéria para os tecidos profundos da pele pode ser uma pequena lesão muitas vezes imperceptível. Na erisipela da perna é muito comum a porta de entrada ser uma "frieira" entre os dedos dos pés. Surtos repetidos de erisipela podem causar a elefantíase nostra, na qual o local apresenta aumento de volume devido a um edema duro e persistente, podendo a pele adquirir aspecto verrucoso.
Tratamento
O tratamento é feito com antibioticoterapia específica para a bactéria causadora. Deve ser tratada também a origem da infecção (porta de entrada da bactéria), para evitar o retorno da doença (erisipela de repetição) e a possibilidade do surgimento da elefantíase nostra, de difícil tratamento. O médico dermatologista é o profissional indicado para o correto diagnóstico e tratamento da erisipela.Devemos ficar de olho, pois através da frieira também podemos contrair a doença.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

oração do podólogo


Hoje pensando em muitas coisas lembrei-me da oração que fala a respeito de nossa profissão, ela é tão linda tão profunda, e resolvi compartilhar com vc. Cada vez que vc ler ou ouvir essa oração exerça a sua profissão com mais amor e carinho, seje vc manicure, depiladora, pedicure e outos afins.
Pense nas pessoas que se entregam em suas mãos, para sentirem alivio, prazer, alegria, conforto, higiene e mais.Pensem que naquele momento que elas estão conosco elas confiam em nos, devemos passar tranquilidade ,carinho e respeito principalmente se for idoso, devemos amar aquilo que fazemos, peça pra DEUS. a cada dia que vc se levanta e for trabalhar pra ele te dar saúde e  paz pra que seu trabalho seje feito com carinho e amor e as pessoas vejam isso em você.

Sucesso

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

LER ENRIQUEÇE O ESPIRITO E A MENTE

Nessas férias aproveitei pra ler, foi muito bom li 3 livros: um romance, uma biografia e um cômico.

Sempre é bom ler ler enriquece o conhecimento, por mais simples que seja uma leitura, como um jornal, uma revista de fofoca, uma estória em quadrinhos, um artigo, qualquer coisa leiam, além de ajudar na ortografia, sempre se aprende coisas novas todos os dias, as vezes vc. pode pensar que é banal, mas não, tudo é valido aproveite qualquer tempo livre para dar uma lida, tenho certeza que a leitura vai te ajudar e muito a se comunicar melhor, a expor suas ideias, e muitos outros fatores que vc vai descobrindo no prazer de uma boa  leitura. LER ENRIQUECE A ALMA, APERFEIÇOA  A ESCRITA, e te leva pra um mundo maravilhoso, as vezes vamos a lugares incríveis com a imaginação então leiam . bjs...........................

domingo, 9 de janeiro de 2011

volta as aulas

turma 07 feliz 2011
Recomeçar as aulas, tudo bom. Novas matérias, novos professores. Mas com um pouco de preguiça, mas andei pensando, não posso ter preguiça, isso é só o começo de muito estudo, temos muito que aprender e compartilhar, já faz algum tempo  que eu não escrevo nada preciso me dedicar mais, quem sabe este ano eu deixo o cansaço de lado e vou mais a fundo em alguns projetos.Tenho muitos em mente, conversando com um primo meu ele me falou que as ideias que forem surgindo  sempre é bom anota-las e e isso que eu vou fazer, quando se tem vontade de algo temos que ira atrás, que neste 2011 muitas de nossas vontades, desejos e sonhos começem a sair do papel e virem realidades, sonhar é muito bom, mas torna-los realidade é melhor ainda, fiquem com Deus e até breve
.